domingo, 27 de abril de 2008

A paralisação -25.04

Como foi votado na assembléia do dia anterior faríamos uma manifestação na sexta-feira. Para isso conseguimos um carro de som e descemos a bateria. Como já sabiamos muitos alunos foram para a aula normalmente, assim tentamos conversar com alguns, mas muitos diziam que ficariam prejudicados já que um número grande de alunos da sua sala havia entrado em aula.
Tivemos diversas dificuldades nesse dia que fizeram bater o desanimo em muitos de nós, além disso, vimos a primeira mostra de repressão quando não nos deixaram entrar no hall com os instrumentos.
Apesar de tudo não desistimos e no final das contas conseguimos levar um onibus cheio para São Paulo.


-Acredito também que por isso tudo houveram diversos desentendimentos e situações desagradáveis. Queremos aqui pedir desculpas aqueles que se sentiram mal ou ofendidos com alguma situação. Não é essa a nossa intenção. Somos um movimento em construção e isso tem seus problemas, porém acreditamos que com a participação de todos essas dificuldades e erros serão bem menores.
- Também queremos agradecer mais uma vez ao CES que está nos ajudando bastante. Muito obrigada pelo apoio!

Veja o que foi escrito sobre nós no blog do CES:
http://blogdoces.org/

6 comentários:

Anônimo disse...

Ae se cada curso tem uma opinião favor respeitar a opinião de cada curso e aluno!!!
Não é fazendo batucada que vocês conseguirão parar aulas...
e achamos muito chato as palavras de alguns falando que da próxima vez farão o batuque na porta da sala das turmas que querem ter aula..
se tem votação é porque vivemos em democracia então respitem as opiniães contrárias a de vocês.

Centro Acadêmico Unificado disse...

A opinião de cada curso poderia ter sido defendida quando a paralisação foi votada. As opiniões contrárias são respeitadas quando são faladas, e não quando são feitas em silêncio ou anônimas.
Se teve gente que se sentiu desrespeitado por causa do barulho, nós nos sentimos mais ainda quando estas pessoas não apareceram nos diversos momentos para discutir o posicionamento dos estudantes como um todo.
O que foi vivenciado foi a experiência de que, se você não vai dizer o que acha que é certo, alguém vai fazer o que acha certo por você.

Pablo Cardoso disse...

Achei estranho o clima que ficou a faculdade depois do horário de início das aulas. Principalmente porque nada do que tinha sido decidido na assembléia de quinta havia sido postado aqui no blog ou comunicado via orkut/MSN/afins.
Fui pra aula normalmente ao ler na quinta pela noite que a paralisação dependeria dos professores e não dos alunos. Aliás, o que foi feito nessa paralisação além de tocar uma MPB, batucar e extender o final de semana da maioria absoluta da faculdade?

Enfim, passado é passado. O erro já foi notado e o pedido de desculpas já foi feito.


abraços, bom finalzinho de domingo e até amanhã

bernaum disse...

Infelizmente, eu fui impedido de participar dos acontecimentos de sexta feira, mas acredito fielmente que ninguém quer deixar de ter aula, porém acredito também que ninguém quer deixar as coisas como estão.
Apesar de todos os conflitos, gostaria de deixar claro que na minha opinião, o que está em jogo não são aulas, muito menos um diploma, o que esta em jogo é a DIGNIDADE de cada um de nós, participar da aula te faz ganhar um diploma, participar da política te faz DIGNO de usa-lo...

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”
Martin Luther King

Juventude Libertária disse...

Gostaria de saber sobre o resultado do plebiscito.

Acho que é necessário um pouco mais de autonomia de cada campi para não cairmos nas burocracias inventadas justamente para desmobilizar.

Quanto às questões, acredito que deveria ser feita uma assembléia para decidir se elas estavam de acordo com o interesse dos alunos da BS. Se tiver, apurem os votos e foda-se as frescuras do pessoal de São Paulo.

Tiago Cherbo disse...

Gostaria primeiramente em nome da diretoria do DCE de agradecer muito todos os estudantes da baixada que estão trabalhando pela coletividade e tentando construir um movimento estudantil forte e articulado com toda UNIFESP. Nesse sentido, todos os atos das últimas semanas que foram promovidos para conclamar todos os estudantes para o debate e para que esses se posicionassem diante da tamanha falta de ética de nosso reitor são louváveis. Os estudantes da baixada envolvidas nesse movimento podem ter a certeza de que a história sempre se torna juíza dos acontecimentos e, desse modo, aqueles que se levantaram a favor da justiça teram seus nomes para sempre gravados e lembrados, mas além disso teram suas conciêcias tranquilas e poderam andar com a cabeça erguida. Contra fatos não há argumentos, essa velha e desgastada frase mostra porque algumas explicações do Reitor deixam parte dos estudantes ainda mais revoltados. Para finalizar gostaria de deixar algumas reflexões:

NO CAMINHO, COM MAIAKOVSKI.

"NA PRIMEIRA NOITE, ELES SE APROXIMAM E ROUBAM UMA FLOR DE NOSSO JARDIM, E NÃO DIZEMOS NADA. NA SEGUNDA NOITE, JÁ NÃO SE ESCONDEM, PISAM NAS FLORES, MATAM NOSSO CÃO, E NÃO DIZEMOS NADA. ATÉ QUE UM DIA, O MAIS FRAGIL DELES, ENTRA SÒZINHO EM NOSSA CASA, ROUBA-NOS A LUZ E, CONHECENDO O NOSSO MEDO, ARRANCA-NOS A VOZ DA GARGANTA. E JÁ NÃO PODEMOS DIZER NADA."

"Se os homens são puros, as leis são desnecessárias; se os homens são corruptos, as leis são inúteis".
( Thomas Jefferson )

"A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si."
Aristóteles

"Quando as pessoas temem o governo isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas isso é liberdade."
Thomas Jefferson

Troquemos governo por reitoria e povo por estudantes e temos o que talvez seja a grande aspiração daqueles que sonham como uma Universidade mais justa e democrática.

Abraços
Tiago Cherbo
DCE UNIFESP