quarta-feira, 23 de abril de 2008

Valeu, CES!

Estudantes da UNIFESP se mobilizam contra reitor “sapeca”
Centro dos Estudantes de Santos

2008 é o ano que está apenas começando. Depois da derrocada do reitor da Universidade Federal de Brasília (UnB), denunciado por gastar quase meio milhão de reais em mobília para seu apartamento pessoal, foi a vez do reitor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ulysses Fagundes Neto, ouvir um “ALTO LÁ!” dos estudantes.

Ulysses está sendo acusado de uso indevido do dinheiro público através do conhecido Cartão Corporativo. Entre outras coisas, foi flagrado fazendo compras na disneylândia com este pequeno e discreto cartão para compras variadas. O reitor tentou esclarecer as “acusações indevidas” nesta carta à comunidade universitária.

Diante do desvario que é ver um reitor voltar de viagem, na maior naturalidade do mundo, com orelhinhas de Mickey penduradas na cabeça e pagas pela população brasileira, os estudantes da UNIFESP se mobilizaram estadualmente para se posicionar frente ao crime fina-flor do diretor da universidade.

E o campus da Baixada Santista não ficou de fora. Os estudantes foram para a manifestação em São Paulo, reivindicando a saída do reitor e eleições diretas com participação estudantil na escolha de um substituto. Construíram, também, um calendário próprio, unificado ao calendário estadual de lutas, e estão se organizando para cumpri-lo.

Também haverá um plebiscito estadual sobre a saída do reitor, onde votarão funcionários, estudantes e professores de todos os campi. As urnas estarão montadas na quinta e na sexta-feira, nos dois prédios da Federal (Ana Costa e Ponta da Praia).
O movimento está crescendo – e tem a opinião fundamental de que o buraco é, como sempre, mais embaixo. Entendem que não basta lutar pela garantia do “comportamento ético” dos administradores da universidade. É preciso ir além. É necessário questionar o MODELO de gestão acadêmica. Como se dá a escolha de um reitor? De que modo são tomadas as decisões na universidade? Como se define a abertura de novos cursos e a expansão dos campi? Quem define os rumos financeiros da universidade? Quem pauta e escolhe se haverá restaurantes ou moradias estudantis em um campus e em outro não?

No próximo período, a UNIFESP irá refazer seu estatuto. E os estudantes querem virar o jogo – e deixar de lado o papel coadjutante imposto a eles pelo modelo de universidade criado pela ditadura militar. Querem o fim das decisões no modelo do Conselho Universitário (CONSU), instrumento que inviabiliza a participação efetiva de estudantes e funcionários na tomada de decisão da Federal. Afinal, é possível imaginar que os estudantes e os funcionários NÃO participem diretamente da gestão da universidade onde trabalham, produzem e estudam?

Outras federais estão passando por processos de mobilização semelhantes. A Federal do Amazonas, a de Minas Gerais, a Fluminense e a própria UnB estão se organizando contra o Reuni e as Fundações de Apoio.
Se 1968 é o ano que não terminou, como escreveu Zuenir Ventura, 2008 é o ano que está apenas começando.

EM TEMPO: O CES VAI À UNIFESP
Depois da visita da UNIFESP ao CES, foi a nossa vez de conhecer a organização dos estudantes do campus BS da Federal. Participamos de uma das reuniões de organização dos atos, assembléias e plebiscito da luta contra o reitor. Reafirmamos aqui a felicidade que nos traz saber que eles estão (bem) organizados - e também a aproximação das nossas pautas do debate. Ajudaremos no que for possível. Nossa luta é a mesma!

Fonte: http://blogdoces.org/

Nenhum comentário: