sábado, 19 de abril de 2008

Reportagens interessantes

Vale a pena ler a matéria que saiu sobre o movimento estudantil, na Isto é: http://www.terra.com.br/istoe/

2 comentários:

ruy marques sposati disse...

Em primeiro lugar, parabéns por manterem o blog atualizado. Muito bacana o espaço de vocês.

Quero deixar um comentário sobre esta reportagem da IstoÉ escrita pelo jornalista Sérgio Dornellas.

Talvez eu esteja exagerando na impressão conspiracionista que tive da matéria. Mas, me incomodou muito o modo como ele comparou os "modelos" do movimento na ditadura militar com os "novos" "modelos" das últimas ações organizadas. Em primeiro lugar, é impossível se repetir alguma coisa e, ademais, as coisas se transformam a todo tempo, não? De maneira que os modelos que os estudantes construíram num dado período, como por exemplo a ditadura militar, não necessariamente tem utilidade pra gente, hoje. Porque são momentos distintos da história.

Mas, o que mais me incomodou foi o tom extremamente depreciativo do conjunto da matéria. Concordo com as críticas feitas à UNE, que hoje em dia só falta enfiar no saco e jogar no lixo de tão inútil e podre que tá. Contudo, discordo PROFUNDAMENTE do autor da matéria, ao dizer que o "movimento das ocupações", ou seja, o novo movimento estudantil, é individualista, pós-moderno, pragmático e outras caracterizações utilizadas pelo repórter.

É nestas qualificações que o Pardellas dá o ar da graça. Quem já leu tese de movimento estudanti vai perceber que, em muitos momentos do texto, ele faz uma defesa descarada da política privatista dentro da universidade. Seu texto vai no sentido de apontar os rumos que o movimento deve seguir, o que deve defender, o que é estratégico e o que não é etc.

Eu achei uma matéria muito ruim, em especial porque ela é metade boa e metade injusta e mentirosa. Acho que confunde um pouco a cabeça.
Sim, o movimento tá mudando, estamos enterrando o velho e toda a encheçao de saco dos partidos. Agora, não estamos nos tornando pragmáticos vazios e sem sonhos.

Um abraço grande a todos, parabéns pelo blog e muita força na luta das federais!

Ruy
CES - Centro dos Estudantes de Santos e Região
http://blogdoces.org

ruy marques sposati disse...

(correçãozinha)
Quis dizer que quem já leu aquelas teses (insuportáveis) de congresso estudantil, vai perceber a similaridade entre estes textos e a reportagem da Isto É. Na revista, ele defende um projeto para universidade e um método de participação política dos estudantes na construção deste projeto. Mesma coisa que encontramos em uma tese, só com duas diferenças enormes: a tese é assinada por uma "corrente política" e é votada em congresso.

Já a matéria do jornalista entra, do jeito que está, pela janela da visão, aos leitores de uma das maiores revistas do Brasil.