domingo, 27 de abril de 2008

Assem. Geral- Baixada Santista, dia 24.04

Foi convocada para quinta-feira a tarde uma assembléia geral com todos os alunos para discutir o nosso posicionamento para a assembléia de sexta, dar o repasse da reunião ocorrida no dia anterior em São Paulo e pensar na organização da Baixada Santista ( comissões e etc).
O número de participantes dessa foi bem menor comparado com a assembléia anterior e o número de pessoas que foram para São Paulo na sexta-feira. Porém, ela foi muito boa se considerarmos o fato que houve bastante discussão antes dos encaminhamentos.
A partir das conversas que ocorreram durante a assembléia foi tirado também propostas para a nossa organização estudantil dentro do Campus.
Foi tirado dessa assembléia que:
- Teremos uma assembléia geral mensal toda última semana do mês
- Formaremos grupos de estudos temáticos, como o Estatuto da Unifesp
- A Baixada Santista é a favor do afastamento do reitor. Isso não significaria que ficaremos parados durante as averiguações esperando os resultados
Além disso, foi discutido o fato de alguns cursos não acatarem a paralisação dada em assembléia geral. Para isso, foi concenso que deveríamos fazer algo. Foram votadas duas alternativas:
- Impedir a entrada dos alunos
- Fazer manifestações e tentar conscientizar os alunos durante esse período
Foi votada a segunda opção.
Nessa assembléia tivemos a presença do Alan -CES e a da Noely- Guarulhos. Ela foi a Baixada para nos informar sobre como Guarulhos estava se organizando essa semana - eles optaram por paralisar desde de terça-feira e fizeram duas assembléias gerais- e também deixou conosco alguns folhetos.
Após a assembléia alguns alunos foram para o Sindicato dos Metalurgicos para conversar com alguns sindicatos da região sobre a a nossa situação. Essa reunião foi conseguida graças ao CES.

12 comentários:

Pablo Cardoso disse...

O que foi feito sexta não foi conscientização nenhuma. No máximo foi uma panfletagem barata e radical combinada com descaso e falta de respeito.

Mas o pedido de desculpa já foi feito e temos questões mais importantes a tratar e não tenho intenção nenhuma em polemizar algo já passado e, pelo menos na minha ótica, resolvido. Estou apenas expressando minha opinião mais uma vez.

Pablo Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Cardoso disse...

Ah, quase me esqueci.

1) O que o Sindicato dos Metalúrgicos tem a ver com a questão da permanência ou não do reitor?

2) Qual o problema de alguns cursos (ou mesmo termos) não acatarem a paralisação? A decisão é vertical e imposta ou transversal e dialogada? Não entendo por que o curso de Medicina, por exemplo (já que houve outros), decide não paralisar e todo mundo acha válido enquanto nós da Baixada não temos essa mesma resposta.

(mensagem anterior apagada por erros gramaticais)

Juventude Libertária disse...

1) O que o Sindicato dos Metalúrgicos tem a ver com a questão da permanência ou não do reitor?

Simples. Qualquer militante politico honesto não é individualista o suficiente para se limitar a enxergar somente seus problemas pessoais.

O Metalurgico é quem paga sua faculdade, sabia? O filho do metalurgico também pretende fazer faculdade pública.

Alem do mais, o sindicato ajudou porque foram lá pedir ajuda. Eles foram muito gentis e não pediram absolutamente nada em troca.

Pablo Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Cardoso disse...

Juventude Libertária, poderia falar um pouco mais? Continua sem sentido pra mim.

Pablo Cardoso disse...

Só pra deixar bem claro, não é o metalúrgico que paga minha faculdade. Isso é um discurso muito do equivocado e simplista.

Quem "paga" minha faculdade sou eu, você, seu vizinho e todos nós, contribuintes direto ou não do Governo.

Juventude Libertária disse...

Então você entendeu.

Se todos pagam, todos tem direito de opinar, participar e ajudar numa mobilização como essa é que contra o mal uso do dinheiro público

Pablo Cardoso disse...

Então chamem o Sindicato dos Empresários, o Conselho de Medicina e a OAB-SP na próxima vez!

;)

Bel Keppler disse...

se eles estiverem interessados, serão todos bem vindos quando se trata de discutir o mal uso do dinheiro público, como já disseram aqui.

aliás, Pablo, vc já foi em alguma das reuniões/assembléias? nunca te vi por lá. é curioso vc participar tanto virtualmente e na universidade nunca ir se pronunciar.

e os meninos do CES, mesmo não sendo da UNIFESP tem ajudado muito a gente, e são sempre bem vindos tb. nada impede deles participarem das reuniões, é sempre bom trazer gente de fora com informações e opiniões diferetes/novas.

espero que outros posicionamentos também apareçam entre os alunos da Universidade, tanto em reuniões, como assembléias ou qualquer outro tipo de diálogo. isso é muito importante para nos fortalecermos enquanto grupo. caso contrário, continuará tendo desentendimentos e frustrações no movimento estudantil.

é isso. espero que vc apareça mais para conversar pessoalmente. acredito que vc perde muita informação acompanhando apenas no blog e no boca a boca.

Pablo Cardoso disse...

Opa Bel, realmente não consegui participar de todas as assembléias, apenas daquela primeira numa 5ª em horário de aula e estive na sexta logo seguida da paralisão. Mas não é por isso que nunca deixei de conversar e dar minha opinião pessoalmente, só que normalmente faço isso com o João ou com outras pessoas que não são necessariamente do DA. Se na próxima reunião eu puder comparecer, estarei lá com toda certeza.

E quanto ao "quanto mais, melhor" não penso assim. Acho que o impasse cabe ser apurado por aqueles que detém poderes e responsabilidades pra isso. A nós, estudantes, cabe apenas certificar que as coisas estão caminhando corretamente. Caso contrário vira baderna, não mobilização.

Bel Keppler disse...

vc quer dizer que a gente tem que agir de forma passiva, apenas "observando" se estão fazendo algo do nosso interesse de forma correta?

tem muita coisa que a gente conseguiu por exigêcia dos estudantes. o almoço no saldanha(que começa dia 5), o microondas, a xerox... tudo via d.a.

a questão é que a gente vai continuar exigindo e se desgastando enquanto não mudar essa lógica que a gente vivencia hoje. por isso lutar por tudo que estamos tentando lutar.

por isso, acho que a questão vai muito mais além de esperar uma apuração de quem detém o poder. aliás, antes disso, vale a pena até questionar quem tem esse poder.

e outra coisa, não tem nada de errado em discutir, pensar em conjunto sobre tudo que está acontecendo. por isso digo, que quanto mais melhor.