quarta-feira, 16 de abril de 2008

Notícias da Assembléia Geral






Dia 16/04/08, quarta-feira, nós, estudantes da UNIFESP Baixada Santista nos organizamos para participar da Assembléia Geral dos alunos de todos os campi da UNIFESP, que ocorreu na Vila Clementina, SP. Saímos em duas vans, no total foram 30 estudantes; parte do transporte foi pago pelo DCE e outra parte pelo DA de Santos. Chegamos por volta das 18:30, em frente ao Anfiteatro do prédio da anatomia, onde fomos extremamente bem recebidos pelos estudantes que lá se encontravam. Ao mesmo tempo, nos sentimos um pouco assustados pelo grande número de viaturas de polícia que se encontravam estacionadas na frente do local. Imediatamente, eles abriram um espaço para a nossa fala/posição, na qual destacamos a dificuldade de comunicação entre os campi, a história da choppada e sobre a falta de estrutura; apenas reivindicamos a transparência do reitor frente às acusações.
Logo depois da chegada de representantes do campus de São José (fechando a representação de todos os campi), houve uma tentativa de começar a Assembléia, porém foi interrompida pela chuva. Entre as poucas possibilidades (chuva, DCE ou invasão do Teatro), a maioria dos estudantes optaram em se dirigir ao DCE, mesmo sabendo que o espaço era delimitado. Todos os campi tiveram a oportunidade de se manifestar antes de iniciar as inscrições para a Assembléia. A mesa foi composta por um aluno de cada campi e coordenada pelo DCE.
Nos discursos dos alunos que se inscreveram para deliberar na Assembléia, observamos que a maior parte dos estudantes de Guarulhos se manifestaram a favor da ocupação do prédio da reitoria, afirmando que “a ocupação é a única solução”. Diadema, Baixada Santista e São Paulo se posicionaram contra a ocupação radical. Nesse ponto, achamos interessante rever os motivos da posição contrária de cada campus.
À princípio, nós da Baixada Santista ficamos em relutância quanto ao pedido da renúncia do reitor, questionando quem entraria em seu lugar neste cargo. Porém concordamos, juntamente com a grande maioria dos estudantes, que a saída do reitor seria necessária, independente de quem entrasse.
Em todo o momento, ouvimos atentamente as falas de todos os participantes e refletimos conjuntamente a nossa posição perante os discursos.
Ao final, foram levantadas algumas propostas para votação, dentre as quais:
1) ocupar ou não a reitoria;
2) todos os campi se organizarem em assembléia geral no dia seguinte;
3) realizar um ato em frente a reitoria na sexta-feira à tarde e logo após realizar uma nova assembléia geral com todos os campi.
A primeira proposta precisou de contagem um a um, pois as opiniões eram divergentes; o resultado foi a não ocupação da reitoria, que obteve 217 votos contra 120 dos favoráveis à ocupação. Foi decidida a paralisação geral dos estudantes a partir daquele momento até sexta-feira após a nova Assembléia dos alunos.
Diante de tantas problematizações de promessas de futuras ações radicais, a presença de nós, alunos da Baixada Santista, é imprescindível no ato que será realizado na sexta-feira às 15 horas, em frente à reitoria.


Assembléia Geral às 8h30 na Ponta da Praia!!!!!!
Compareçam!!!

Nenhum comentário: