quinta-feira, 17 de abril de 2008

Presença estudantil na reunião de Desenvolvimento Docente

Hoje, 17 de abril, um grupo de oito estudantes da UNIFESP Baixada Santista foi à reunião de Desenvolvimento Docente que ocorreu na Unidade I (Ana Costa) para aproveitar a participação do Nildo e grande parte dos professores e explicar (e não justificar) a nossa paralisação.

Chegamos e comunicamos ao Nildo que gostaríamos de nos pronunciar, ele pediu para esperarmos pois duas palestrantes tinham hora para falar. Quando elas saíram, nós entramos e começamos contando como foi a Assembléia ontem em São Paulo, os motivos de ter paralisado hoje e a importância de amanhã.

Foi falado sobre a votação que fizemos hoje, apontando que a maioria é contra greve/ocupação mas que somos a favor da saída do reitor Ulysses e a favor também da nossa presença no ato que ocorrerá amanhã. Fizemos um convite aos professores, caso quisessem ir amanhã no ato seguido da Assembléia e falamos como a nossa falta de voz e visibilidade é ruim tanto para os alunos quanto para os professores e sobre a importância de manter o diálogo entre professor-aluno.

Após as nossas falas, alguns professores se pronunciaram, buscando maior esclarecimento do assunto e o professor Nildo falou sobre a importância da cautela que estamos tomando, como é necessário saber o que realmente está acontecendo antes de tomar uma atitude mais radical como a ocupação da reitoria.

Quanto a isso, defendemos a importância da movimentação de Guarulhos, pois sem eles jamais teríamos conseguido provocar a ponto de reunir o número de estudantes que conseguimos reunir hoje, algo inédito na história da UNIFESP Baixada Santista. Falamos que nossa posição foi aquela, mas que os posicionamentos podem mudar amanhã após a Assembléia, principalmente porque serão decididas conjuntamente com os Campi Unifesp.

Nenhum comentário: