quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ulysses Fagundes Neto – carta à comunidade Unifesp

Ulysses Fagundes Neto esclarece uso do cartão corporativo para a comunidade da Unifesp

Para que não pairem dúvidas sobre a minha conduta ética e moral na utilização de recursos públicos, via cartão corporativo, gostaria de esclarecer alguns pontos que, apresentados de maneira nebulosa ou pouco didática pela mídia têm maculado minha imagem e, principalmente, minha honra pessoal. Na certeza de que jamais agi de má-fé, espero que consigam me dar, neste momento, ouvidos atentos e desprovidos de pré-julgamentos. Assim, existem alguns tópicos que gostaria de deixar bem claros:
• NENHUMA das pretensas denúncias apontou uso irregular de verba pública. Todos os questionamentos presentes na imprensa sempre disseram respeito EXCLUSIVAMENTE ao modo como as VERBAS DE DIÁRIAS DE VIAGENS foram utilizadas por meio do cartão corporativo.
• As verbas das diárias NÃO SÃO retiradas dos recursos da Unifesp. São recursos adicionais liberados mediante prévia autorização e posterior comprovação.
• Muitos dos gastos apontados como inelegíveis nas auditorias – 12 recepções a grupos de visitantes de outras universidades de várias partes do mundo – sempre foram considerados por nossa procuradoria como AÇÕES INSTITUCIONAIS.
• As COMPRAS realizadas no exterior NÃO geraram qualquer ordem de PAGAMENTO público, pois eu QUITEI COM RECURSOS PRÓPRIOS, cada um desses boletos.
• DIANTE das acusações indevidas, EU DEVOLVI TODO o valor utilizado entre 2006 e 2007 e que somou R$ 85.508,62. Para que a transparência seja a maior possível em meu relacionamento com nossa comunidade, segue em detalhes cada uma das acusações feitas a mim a partir de fevereiro de 2008 e com as quais venho convivendo desde então. Despesas questionadas pela CGUJantaresNos anos de 2006 e 2007 promovi 12 recepções a comitivas, dirigentes, médicos estrangeiros e pesquisadores em visitas à nossa Universidade. Essas despesas - nunca para grupos menores que cinco pessoas e com caráter institucional. E, face ao questionamento da CGU, foram integralmente devolvidas por mim. FarmáciasTrês foram os gastos realizados com o cartão corporativo. O primeiro em janeiro de 2007, no valor de R$ 614,61 resultou de um equívoco no manuseio dos meus cartões pessoais. Por serem muito parecidos, utilizei o corporativo ao invés do cartão de crédito, que acabou ficando em casa. Constatada a confusão reembolsei para a União. Na segunda e terceira ocasiões, R$ 447,44 e R8,13, respectivamente, as compras ocorreram em situações de emergência. Nos dois casos não houve saque de recurso público, pois paguei os boletos de vencimento com dinheiro próprio. ViagensNÃO estive a passeio na Alemanha, na época da Copa do Mundo, e nem em Orlando (EUA), em férias na Disney. Na Alemanha, participei no 39º Congresso da Sociedade Européia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição e da reunião científica para a organização do III Congresso Mundial que será realizado em Foz do Iguaçu, neste ano e do qual serei presidente. No mês de outubro de 2006, fui ao Congresso da Sociedade Norte-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição, em hotel localizado nas dependências da Disney. Todas as viagens são previamente autorizadas e posteriormente comprovadas.Compras em viagensAs compras feitas em viagens foram lançadas no cartão corporativo e pagas com recursos próprios ou das diárias de viagem. Nos casos em que se constatou que algum gasto ultrapassou o valor das diárias, o recurso foi devolvido no momento do acerto de contas, após a auditoria anual.Diálogo abertoRenovo a postura de diálogo aberto com a comunidade e seus representantes. Foi disponibilizado na internet e na intranet a entrevista coletiva concedida à imprensa em 15/04/2008. Espero que meus esclarecimentos sejam suficientes para fazer jus à confiança que sempre me dedicaram nesses últimos anos em que, por duas vezes, fui convidado a comandar os caminhos da nossa querida Universidade.

Ulysses Fagundes Neto
Reitor

Fonte: http://dgi.unifesp.br/comunicacao/index.php

Link para ver o vídeo da coletiva de imprensa:
http://dgi.unifesp.br/comunicacao/noticias.php?cod=6457

Nenhum comentário: