segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Reitor da Unifesp decide renunciar após suspeita de gastos irregulares

LAURA CAPRIGLIONE

O reitor da Universidade Federal de São Paulo, Ulysses Fagundes Neto, decidiu ontem que apresentará na próxima quarta-feira, em reunião do Conselho Universitário da instituição, sua carta-renúncia ao cargo.
A renúncia, em caráter irrevogável, foi decidida depois da divulgação na edição da Folha de hoje, de relatório elaborado pela Secretaria de Controle Externo do Estado de São Paulo, do TCU (Tribunal de Contas da União), sobre irregularidades nos gastos de viagem do reitor, entre 2006 e 2007.
Segundo a equipe de inspeção do TCU, Fagundes Neto usou irregularmente recursos do Estado para pagamento de itens de consumo de luxo, cometeu desvio de finalidade, burla ao regime de dedicação exclusiva, realizou viagens não autorizadas ou com prazo superior ao estritamente necessário. Os fiscais propõem a devolução de R$ 229.550,06 aos cofres públicos.
Às 12h53 de hoje, a secretária do Conselho Universitário Diva R. S. Martins enviou e-mail para todos os membros do colegiado, convocando a reunião de quarta-feira, marcada para as 8h, no anfiteatro Leitão da Cunha, no campus da Unifesp (Vila Mariana, zona sul de São Paulo). Como único ponto da pauta, a secretária escreveu: "carta-renúncia do sr. Reitor".
A assessoria de imprensa da Unifesp afirmou à reportagem da Folha que o reitor ainda não entregou o texto da carta, e que deve fazê-lo apenas no dia da reunião.
Os estudantes organizados no DCE da Unifesp planejavam para o final da tarde a realização de um acampamento em frente à reitoria, como forma de protestar contra "todas as improbidades, além de todo o conjunto de descontroles e irregularidades (...) nas contas da instituição".
A renúncia na Unifesp é a segunda baixa entre reitores flagrados usando irregularmente cartões de crédito corporativos. A primeira abateu o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholand, no dia 14 de abril.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u437664.shtml

Nenhum comentário: