terça-feira, 26 de agosto de 2008

Alunos acampam em frente ao prédio da reitoria da Unifesp

colaboração para a Folha Online

Alunos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) estão concentrados em frente ao prédio da reitoria, na zona sul da cidade, desde as 22h desta segunda-feira. Eles querem pressionar o Conselho Universitário, que se reunirá nesta quarta-feira, pela transparência nos gastos da universidade e pela saída de todos os envolvidos em irregularidades.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes, a ação é "reflexo" da carta-renúncia do então reitor Ulysses Fagundes Neto, entregue no final da tarde de ontem.
O diretório informou que os estudantes, ao menos 50, utilizam seis barracas, mas a Unifesp confirma apenas três barracas e não soube estimar o número de participantes.
O TCU (Tribunal de Conta da União) aponta viagens irregulares no uso do cartão corporativo em nome da Unifesp por parte de Fagundes Neto. Ele nega.
A renúncia do reitor, em caráter irrevogável, foi decidida depois da divulgação pela Folha de relatório elaborado pela Secretaria de Controle Externo do Estado de São Paulo, do TCU, sobre irregularidades nos gastos de viagem do reitor, entre 2006 e 2007.
Segundo a equipe de inspeção do TCU, Fagundes Neto usou irregularmente recursos do Estado para pagamento de itens de consumo de luxo, cometeu desvio de finalidade, burlou o regime de dedicação exclusiva, e realizou viagens não autorizadas ou com prazo superior ao estritamente necessário. Os fiscais propõem a devolução de R$ 229.550,06 aos cofres públicos.
A renúncia na Unifesp é a segunda baixa entre reitores flagrados usando irregularmente cartões de crédito corporativos. A primeira abateu o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholand, no dia 14 de abril.

Nenhum comentário: