segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Carta aberta à sociedade

Desde o mês de abril nós, estudantes da Universidade Federal de São Paulo, estamos em luta contra o modelo de administração instaurado na Universidade que tem sistematicamente demonstrado seu caráter de total deszelo com o controle do uso do dinheiro público. Nesse contexto, se inserem todas as improbidades realizadas com o cartão corporativo pelo Reitor Ulysses Fagundes Neto, além de toda a conjuntura de descontrole e irregularidades detectadas em variados momentos pelas auditorias realizadas nas contas da instituição pelos órgão competentes.
A conjuntura em que a Universidade se insere nesse momento, ou seja, sua formação e transformação exige que o processo seja conduzido pela ética e transparência digna de um órgão da população e para população, pautada inevitavelmente pelo controle social. Não pode pairar qualquer dúvida sobre aqueles que possuem a responsabilidade de agregar as várias forças políticas da Universidade para possibilitar a construção de um modelo de estatuto e de uma administração que reflita não só os anseios dentro desses muros universitários, mas que também traga para o seio da instituição as demandas da sociedade.
Diante de todas essas considerações e debates que o movimento estudantil vem fazendo exaustivamente no último semestre conclamamos nesse momento de crise a ação através da união dos vários segmentos universitários e sociais que almejam que a Universidade pública seja pautada por um perfil ético e responsável, gerida por indivíduos que não forneçam margem a qualquer desconfiança. A história que foi construída ao longo das décadas por várias figuras emblemáticas de nossa Universidade não pode ser manchada pela conivência e pelo medo. Os processos de mudança trazem em grande parte das vezes um quadro de insegurança e desorientação, contudo quando as condições históricas estão dadas não se pode fugir das responsabilidades.
A função da comunidade universitária é servir a sociedade e, sendo assim, a cobrança e indignação demonstradas por esta através dos meios de comunicação não revelam uma perseguição, mas sim um reflexo da indignação pública para com todo o uso imoral do dinheiro público oriundo de impostos pagos pelo povo brasileiro que deveriam ser destinado aos investimentos sociais para produzir o desenvolvimento de nosso país. Não devemos nos pautar somente pelos meios de comunicação, entretanto, se estes sistematicamente têm denunciado os graves delitos cometidos em nosso meio devemos refletir de maneira mais profunda sobre o atual papel exercido pela administração da universidade, pois ao relevarmos nos meses passados atitudes do Reitor e de alguns personagens da administração que feriam fortemente o espírito universitário fornecemos a sociedade uma imagem de conformismo que, sobretudo o movimento estudantil não ajudou a construir.
A reportagem da Folha de São Paulo dessa segunda-feira (25/08/08) não é novidade para nós, pois há 6 meses temos denunciando essa situação e lutado para combate-lá. Nesse momento, talvez como em poucas vezes na história de nossa Universidade, a comunidade UNIFESP tem a chance de promover uma grande mobilização de todos os atores universitários para a tarefa de construirmos conjuntamente uma nova postura diretiva que tenha com principais eixos a defesa da Universidade pública com qualidade e transparência, servindo aos interesses da sociedade e não aos caprichos de um grupo que se encontra no poder.
Os estudantes novamente estão prontos para assumir o papel que lhes é imposto pela conjuntura, porém não queremos que essa seja tão somente uma luta solitária, pois a história ensinou que os processos de luta quando unificados através da mobilização coletiva dificilmente podem ser evitados. As condições estão postas e não temos o privilégio de poder cometer erros ou nos abdicarmos do debate. Nossa ação influirá definitivamente na formação efetiva dessa Universidade e na escolha do caminho que ela irá trilhar. Nossa função como meio universitário é revolver os paradigmas da sociedade contribuindo para sua evolução. Convidamos todos para que possamos juntos definir os rumos que queremos para nossa Universidade.

Diretoria do Diretório Central dos Estudantes

Nenhum comentário: