segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Carta de Renúncia - Ulysses

"Prezados colegas,

Assumi o cargo de reitor desta Universidade pela primeira vez em julho de 2003. Após meu primeira mandato, fui novamente eleito pelos meus pares em 2007, numa demonstração de confiança em relação ao caminho que a atual gestão escolheu para a Unifesp.

Foram cinco anos de muito trabalho e empenho da minha parte e de todos da equipe que esteve ao meu lado. Os senhores e senhoras deste Conselho irão se lembrar da situação da Unifesp que encontramos ao assumirmos a gestão em 2003. Contas em atraso, dívidas com fornecedores e orçamento limitado frente às necessidades.

Hoje, podemos dizer com segurança que demos passos consistentes em direção a um futuro mais promissor e de relevância cada vez maior no ensino superior brasileiro. As finanças da instituição encontram-se em dia. Nosso orçamento, embora ainda restrito perante as necessidades, vem crescendo paulatinamente.

Maior motivo de orgulho da atual gestão, a Unifesp é hoje uma Universidade Plena, presente em cinco municípios do Estado de São Paulo e oferecendo um ensino público gratuito e de elevada qualidade a uma parcela maior de jovens brasileiros. Passamos de cinco para 19 cursos de graduação ministrados, agregando mais de 1.200 novas vagas a cada vestibular.

Fomos a primeira universidade federal a contratar professores titulares para os novos campi dentro do programa de expansão do ensino superior do governo federal, numa demonstração clara e inequívoca de aposta na qualidade. Criamos a FAP (Fundação de Apoio à Pesquisa), destinando recursos e infra-estrutura para que a Unifesp continue sendo referência em pesquisa.

O trabalho realizado muito me orgulha. Tenho certeza de que todos, assim como eu, veneramos nossa instituição e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para alçá-la a patamares ainda mais elevados dentro do universo do ensino superior brasileiro.

Infelizmente, o envolvimento do meu nome no noticiário recente sobre gastos realizados em viagens de trabalho exige de mim tempo e disposição para minha argumentação e defesa. Preferiria dedicar à instituição essa energia, mas sou obrigado, neste momento, a desviar o foco de minha atenção.

Com todo o respeito que tenho pela Unifesp, não caberia continuar exercendo o cargo de reitor com a atenção voltada para outros assuntos. Sendo assim, apresento aos senhores e senhoras deste Conselho meu pedido de renúncia em caráter irrevogável e imediato.

Meu alento, neste momento, é saber que o trabalho realizado nos últimos cinco anos encaminha a Unifesp para um papel de relevância e de extrema importância na construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira. Tenho certeza de que os gestores que assumirão o cargo tão logo seja ratificada minha renúncia irão não somente preservar, mas principalmente ampliar as conquistas realizadas.

Muito obrigado a todos.

Ulysses Fagundes Neto"

Nenhum comentário: