terça-feira, 26 de agosto de 2008

Alunos da Unifesp não querem que vice assuma reitoria; pró-reitores colocam cargo "à disposição"


Gabriela Agustini
e Mariana Tramontina
Em São Paulo

Os alunos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que estão acampados em frente ao prédio da reitoria, na zona sul da capital paulista, não querem que o vice-reitor da instituição, Sergio Tufik, assuma o cargo renunciado ontem por Ulysses Fagundes Neto. Essa é a motivação que o coordenador geral do DCE Tiago Cherbo, 23, atribui ao movimento dos colegas, que pedem a saída de todos os envolvidos em irregularidades.

Na tarde desta terça-feira (26), os quatro pró-reitores colocaram o cargo à disposição da direção da universidade. São eles Luiz Eugênio Mello (graduação), Helena Nader (pesquisa e pós-graduação), Sergio Antonio Draibe (administração) e Walter Manna Albertoni (extensão).

"Isso é de praxe nessas situações. Colocamos nossos cargos, que são de confiança, à disposição em respeito ao reitor e para simplificar o processo para a nova gestão. Já entreguei minha carta à reitoria", disse Luiz Eugênio ao UOL Educação.

Nesta quarta (27), o Conselho Universitário se reunirá a partir das 8h30 para decidir os rumos da universidade. Tufik passa a responder interinamente pelo comando da universidade e tem 60 dias para realizar o processo de escolha do novo

Para Tiago Cherbo, Tufik está envolvido no "mesmo esquema de corrupção" do reitor. "Um assinava embaixo do outro tudo o que faziam. Não temos prazo para sair daqui e não vamos deixar que ele assuma o cargo", disse o estudante de ciências biomédicas.

Onze barracas estão armadas no prédio --a maior parte dos alunos são do campus de Guarulhos e não quiseram se identificar por causa de um processo de sindicância que corre devido a uma outra ocupação na universidade. Segundo os alunos, cerca de 70 estudantes passaram a noite no local.

O caso
Conforme publicado na Folha de S. Paulo, o TCU (Tribunal de Conta da União) aponta viagens irregulares no uso do cartão corporativo em nome da Unifesp por parte de Fagundes Neto. Os fiscais propõem a devolução de R$ 229.550,06 aos cofres públicos.

A renúncia na Unifesp é a segunda baixa entre reitores flagrados usando irregularmente cartões de crédito corporativos. A primeira abateu o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholand, no dia 14 de abril.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/26/ult105u6878.jhtm

Nenhum comentário: