segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Notícias do (ex) Reitor




2 comentários:

Unknown disse...

Bem, vim aqui dizer oq penso a respeito do que vem ocorrendo em toda a unifesp....:

Há dois movimentos acontecendo na Unifesp e ambos representam grandes mudanças. O primeiro e também mais antigo é a reforma do ESTATUTO... Há tempos essa questão vem sendo discutido em toda a universidade. O segundo é a saída do reitor, e todos os escândalos que a precederam.

As discussões começaram pouco antes de quaisquer denúncias contra o reitor e ocorriam como reuniões que ocorreram em todos os campi. Seguindo meu raciocionio elenquei alguns pontos:(1) Me lembro que os primeiros escândalos começaram por volta de duas semanas após as discussões das estatuintes passarem por Santos. (2) Em seguida houve mobilização dos alunos para a saída do reitor(ficando levemente de lado na primeira e na segunda assembléia, mas retomada em parte na terceira - seriam formadas comissões, mas enfim...) (3) Volta tudo ao "Normal" após as assembléias, há a tentativa de ocupação, vêm as férias esfria-se tudo. (4) Com a Volta das férias volta-se a discutir as Estatuintes, Fórums são organizados e realizados, pois é aí que reside a grande mudança. (5) No domingo termina o fórum, Na segunda sai em todos os jornais o escandalo, seguido da renuncia do reitor. Novamente o foco tende a sair das discussões do ESTATUTO...

Acredito, tirando como base os pontos acima citados, que o Consul, o órgão que mais deve se preocupar com a estatuinte uma vez que seu poder pode ser dissolvido com o novo estatuto, é quem determinou a saída do reitor bem como acionou as autoridades para a busca dos usos indevidos do patrimônio público. Não digo o Consul como órgão, mas as pessoas que o compôe.

Por fim, quero pedir que não se perca o foco que é a estatuinte, pois a saída de um reitor e eleição de outro, ocorrerá seguindo padrões que estamos tentando mudar...

Centro Acadêmico Unificado disse...

Che,

O Diretório Academico entende completamente todos os seus pontos expostos.

Por isso, ele vem realizando conversas com professores que estão interessados na estautuinte e vem acompanhando de perto as atitudes que a Unifesp - Baixada Santista está tomando no que que concerne a esse processo.

Antes mesmo do escandalo do reitor voltar à mídia, já estava marcado um pré mini-fórum a ser realizado nesta quinta feira, para discutir quais caminhos tomar, além de nos preparar para o mini-fórum propriamente dito no dia 4 de setembro, quando a comissão do estatuto estará representada em Santos.

Não podemos nos focar somente na Estatuinte, ou somente no Reitor. Devemos, sim, aproveitar o momento que, na nossa visão, enfraqueceu o Consu para construirmos um movimento mais forte como um todo dentro da Universidade, tanto como estudante como Campus em expansão.

Ademais, o blog nos ultimos posts tratou bastante do reitor pois nos sentimos na obrigação de divulgar as notícias apresentadas na mídia neste espaço, mas em nenhum momento era de nossa intenção deixarmos de lado o tão importante processo da Estatuinte.

Continue nos escrevendo!

Diretório Acadêmico