sábado, 31 de maio de 2008

DCE EM SANTOS!

No dia 28 de maio o campus Baixada Santista recebeu a visita do coordenador geral do DCE, Tiago Cherbo. A reunião começou às 19h15min e se realizou no Laboratório de Sensibilidades, em que ao todo participaram 14 estudantes.

A reunião tinha como objetivo aproximar o DCE dos estudantes, além de esclarecer dúvidas sobre o papel do mesmo, sobre o funcionamento da UNIFESP, e permitir discutir assuntos pertinentes à visita, como o caso Reitor, a reforma do Estatuto, etc.

O Cherbo começou a reunião conosco explicando qual seria o papel do DCE dentro da nossa universidade, mostrando brevemente o estatuto do DCE. Resumidamente, podemos dizer que ele não só representa os estudantes, como também é responsável por defendê-los, como em situações de sindicância; lutar pelos diferentes direitos dos estudantes dentro da universidade; integrar os estudantes intra e intercampi; etc.

Ainda é interessante destacar outros 2 pontos que foram levantados dentro desse assunto. O primeiro foi o fato do DCE não ser submisso a qualquer estrutura de poder dentro da Universidade. E o segundo é a questão das criações de comissões dentro da UNIFESP. A questão da comissão foi pautada de modo que qualquer grupo de estudantes possa formar uma comissão de qualquer tipo. Ou seja, se você acredita que existe um grupo de pessoas que junto com você estão dispostas a lutar para conseguir algo, basta enviar um documento ao DCE explicitando os integrantes da comissão e os porquês da criação da mesma. Com isso o DCE auxiliará você no seu movimento.

Depois desse primeiro momento, ouvimos um pouco mais sobre como se organiza estruturalmente a UNIFESP (mais detalhes do CONSU, do Conselho de Graduação, etc.). Em seguida, o que conduziu a discussão foi o fórum de debates que aconteceria na sexta e sábado seguintes ao encontro com o DCE. Assim, discutimos o que realmente pode mudar a história da UNIFESP, que é a Reforma do Estatuto: o que queremos para a UNIFESP? Como o campus da baixada estará inserido no novo estatuto? Como se dará a organização dos Campi?

Acima de tudo, agradecemos a presença do Cherbo e esperamos que mais momentos como estes ocorram, e é muito importante destacar que essa nova gestão do DCE está realmente aberta a um diálogo maior entre os campi, e nós devemos aproveitar isso.

Mais detalhes serão discutidos na Assembléia dos Estudantes que ocorrerá dia 04/06, às 18h30 na Ponta da Praia.

Nenhum comentário: