sábado, 13 de dezembro de 2008

Polícia desocupa estudantes da mantenedora da Unisantos.


por blogdoces.org/
Hoje, 11 de Dezembro, pela manhã, a policia militar realizou a operação de reintegração de posse da mantenedora da Unisantos, ocupada há duas semanas pelos estudantes, contra o aumento das mensalidades. Com a Tropa de Choque, cães, cassetetes, balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo, retirou os estudantes que resistiram até serem agredidos e arrastados para fora da sede da mantenedora da instituição.
Cerca de 6 e meia da manhã, a polícia chegou em número gigantesco e isolou toda a Rua Euclides da Cunha, impedindo que estudantes e pais que estavam fora do prédio pudessem entrar. A imprensa também foi impedida de passar de uma barreira cerca de 50m à frente da mantenedora. Assim, não pode registrar a desproporcional ação dos militares, realizada a mando da Diocese de Santos e da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Pela manhã, havia cerca de 30 estudantes acampados. Desses, 25 foram levados para o 7º Distrito Policial.
A NEGOCIAÇÃO COM A REITORIA
No dia de ontem tentamos, novamente, uma negociação com a reitoria e conseguimos ser atendidos. Entretanto, as respostas foram, mais uma vez, evasivas. Foi prometido uma resposta até o fim do expediente de ontem, o que mais uma vez não fui cumprido; simplesmente ignoraram os estudantes, já sabendo que a operação policial estava marcada para a manhã seguinte.

A IGREJA
A reitoria e a Igreja Católica representam a mais genuína hipocrisia. O discurso que se prega nas missas, definitivamente não é seguido pela cúpula diocesana que abusou do seu poder institucional e econômico ordenando que a polícia agrida os estudantes há poucos dias do Natal, data máxima do cristianismo.
Transformaram a Igreja em uma empresa. Obviamente, as universidades e escolas católicas não fugiram à tendência.
A Igreja capitalista que não abre diálogo e usa a violência é uma instituição moralmente falida e deve ser alvo da ação política dos jovens e do movimento estudantil. O CES já iniciou uma ação judicial que irá contestar a legalidade das bolsas compensatórias, que são, não verdade, multas disfarçadas e exigirá a abertura das planílhas de custos com a prestação de contas da universidade.

A DENÚNCIA

Agora que os militares vieram nos retirar violentamente, precisamos dizer a todos e todas que estão acompanhando nossa luta contra o aumento das mensalidades:
Quem chamou a polícia para retirar os estudantes da mantenedora à força foi a Diocese de Santos. Foi o Bispo. Foi a Igreja. Os requerentes do mandado de concessão de liminar de reintegração de posse são a Sociedade Visconde de São Leopoldo e a Mitra Diocesana (Diocese) de Santos.
Quem chamou a polícia foi a Diocese e Mantenedora. A Igreja e sua financiadora. Entendam, por favor: no final das contas, estávamos certos. Reduzir as mensalidades incomoda mais a Igreja do que a própria universidade. As mensalidades altas não financiam o ensino, mas sim outra coisa.
Nos pareceram como pareciam os fariseus a Jesus.



Membros da chapa "agora vai" manifestam apoio aos ex-ocupados e repúdio a ação policial.

Alguns membros da chapa " agora vai" manifestam total apoio aos estudantes que realizaram a ocupação legítima da mantenedora da Universidade Católica de Santos, que durante esses 14 dias transformaram o centro financeiro dessa universidade em um grande espaço de luta e formação política.

Membros que constroem a chapa e participaram intensamente da ocupação reafirmam a necessidade da luta contra o aumento das mensalidades, a favor do ressarcimento e pela abertura das planílhas de custos, entendendo que tais pautas tocam diretamente a vida dos estudantes que lutam pelo ensino de qualidade, socialmente referenciado, acreditando que o mesmo deve ser livre, contrário aos interesses do mercado e acreditando que as lutas das pagas se somam a das públicas no que tange a necessidade da universalização ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos.

Manifestamos ainda repúdio a violenta intervenção polícial na reintegração de posse, expedida pela Sociedade Visconde de São Leopoldo e a Mitra Diocesana (Diocese) de Santos, que materializa a falta de diálogo, a intransigência da reitoria e principalmente da igreja católica com muito spray de pimenta, empurrões e violência contra os estudantes em uma luta legítima.

Acreditamos que infelizmente a polícia agiu de acordo com sua função social, como agente de repressão do estado burguês, a favor da contenção da luta de classes; que a igreja demonstrou seu poderio em pról dos interesses da acumulação de capitais e da maneira mais cristã de o fazê-lo e ainda a reitoria agiu como os grandes tubarões do ensino, se ausentando de qualquer tipo de democracia, transparência e garantindo os interesses mercadológicos da educação.

Por sua vez o movimento cumpriu também se papel de denúncia, mobilização e radicalização que o cabe, numa bela ação de resistência, organização e combatitividade, portanto parabenizamos o Centro dos Estudantes de Santos e todos as representações estudantis e de movimentos sociais e sindicais que se somaram a essa luta contra as políticas neoliberais e repressivas impostas para a educação.
Saudações, a luta continua!

Privatizaram sua vida, seu trabalho,
sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o
conhecimento, a sabedoria,o pensamento, que só à humanidade pertence
.

Bertold Brecht









Um comentário:

Unknown disse...

Acho importante ressaltar o motivo do DA se solidarizar com o movimento feito pela Unisantos. É importante que todos saibam que a semente de todo esse movimento é a indignação de tratar a educação como um produto, uma mercadoria que está sujeita à aumento conforme as leis do mercado e da ganância ditam.
E que esse meio de tratar o conhecimento é o mesmo que apoia o aumento de vagas em um universidades, aumentando a relação aluno/professor, oque diminui a qualidade de ensino. Que cria um campus sem oferecer a mínima infraestrutura. São meios oportunistas que visam a produção de profissionais pouco qualificados, sejam estes formados em universidades públicas ou privadas. Somos todos estudantes, e devemos estar preocupados com a produção de conhecimento, não com a produção de "homens-máquinas". Devemos todos nos unir e lutar por um ensino de qualidade superior e uiversal!