quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Estudantes da UniSantos aguardam negociação; polícia não fará a expulsão dos alunos

MÔNICA RIBEIRO E RIBEIROcolaboração para a Folha Online

Os oficiais de Justiça deixaram o prédio da mantenedora da UniSantos (Universidade Católica de Santos), no fim da manhã desta quarta-feira, com a informação de que os estudantes só irão desocupar o local mediante negociação com a universidade.

Os cerca de 120 manifestantes iniciaram a ocupação na última quinta-feira (27), em Santos (litoral paulista), devido ao comunicado de reajuste das mensalidades para 2009.

Os três representantes da Justiça foram até o local acompanhados pelo advogado da universidade, por volta das 9h30, para ordenar, ainda hoje, a retirada dos estudantes envolvidos na manifestação. Caso o estudantes se recusassem a sair, o policiamento seria acionado pela universidade.

De acordo com o estudante do 5º ano de direito, Flaviano Correia Cardoso, a mantenedora recuou e o reforço policial não será chamado. "Os oficiais de Justiça disseram que vão registrar o nosso posicionamento e repassar ao juiz e à UniSantos".
Segundo Cardoso, que também é dirigente do CES (Centro dos Estudantes de Santos e Região), a decisão de permanecer com o protesto foi decidido ontem (2) em assembléia com os estudantes envolvidos. O centro está organizando o protesto.

A reivindicação é o congelamento das mensalidades --a média de reajustes é 5,19%, porém, há cursos em que o aumento será de 18,5%, segundo os cálculos dos estudantes envolvidos na manifestação.

Os estudantes também reclamam que a universidade cortou o fornecimento de luz elétrica para intimidar a manifestação.

Outro lado
A UniSantos (UniSantos), por meio de sua assessoria de imprensa, informa que está em negociação com os estudantes e que a invasão não foi legítima. A entidade alega que os manifestantes protocolaram um ofício questionando o reajuste, pedindo uma resposta até o último dia 28 --a ocupação teve início no dia 27.

Sobre o reajuste, a UniSantos alega que a média é de 5,19% e que não haverá reajustes com teto máximo de 18,5%.

Quanto ao fornecimento de luz, a entidade afirma que a energia é interrompida porque o prédio administrativo só funciona em horário comercial.

Fonte: Folha online.

Veja os vídeos da ocupação!!!
http://www.youtube.com/watch?v=00bmSHz2zBI ( vídeo do manifesto da ocupação)
http://www.youtube.com/watch?v=Y_LHfjcHAMI&feature=related ( entrevista para a TV tribuna)

Nenhum comentário: