terça-feira, 17 de junho de 2008

Pronunciamento DCE

Diretório Central dos Estudantes da UNIFESP

Órgão Oficial e Representativo dos Estudantes da Universidade Federal de São Paulo


CARTA À COMUNIDADE UNIFESP

O Diretório Central dos Estudantes da UNIFESP – órgão oficial e representativo dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo – se pronuncia em relação às últimas denúncias do problema de prestação de contas nos anos de 2005 e 2006 e ao acontecido na noite de 13/06/2008.

Ocupação é uma das formas de Manifestação Política que, neste caso, foi usada para demonstrar descontentamento e indignação em relação à má Administração da UNIFESP, exigindo a renúncia do reitor Ulysses Fagundes Neto do seu cargo. Em tempo, cabe ressaltar que o DCE não estava informado dessa ação.

Nós, estudantes da UNIFESP exigimos a saída do Reitor. Essa posição foi tirada em Assembléia Geral no dia 16/04/2008 e reafirmada na Assembléia Geral do dia 18/04/2008.

Não podemos aceitar que o dinheiro público seja utilizado para fins pessoais e transferido para órgãos particulares. Infelizmente isso acontece na nossa Universidade. De acordo com as auditorias da CGU (Controladoria Geral da União), a Administração da UNIFESP presta contas não aprovadas em reiteradas oportunidades.

A folha de São Paulo publicou na quarta-feira 11/06/2008 reportagem com várias denúncias. Segundo a reportagem, só em 2005, auditoria da CGU (Controladoria Geral da União), regional São Paulo, apontou falta de prestação de contas de mais de R$ 178 milhões. Ainda não há previsão para o julgamento dessas contas, referentes a 2005 e 2006. A Folha informa que nas auditorias da CGU aparecem problemas que vão muito além do cartão corporativo: "falta de prestação de contas", "pagamentos sem processo licitatório", "direcionamento em processos de dispensa de licitação", "imóveis pertencentes à UNIFESP utilizados comercialmente por terceiros ou sem utilização", "risco de sobrepreço". A lista completa tem 27 irregularidades e impropriedades em 2005 e 67 em 2006.

Cabe a toda comunidade cobrar que o dinheiro público seja usado para a sociedade como um todo.

O DCE é a favor de uma educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente. Precisamos discutir os rumos que daremos a nossa Universidade neste momento de expansão e de reforma do estatuto. Precisamos discutir qual a Universidade que queremos.

São Paulo, 16 de junho de 2008.

DCE-UNIFESP

Gestão "Diálogo 07/08"

Nenhum comentário: