quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MEC rejeita lista tríplice para escolha de reitor da Unifesp

por Agência Brasil

O MEC (Ministério da Educação) rejeitou a lista tríplice de candidatos a reitor enviada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e ordenou que a instituição realize uma nova consulta ao seu conselho universitário para elaboração de uma nova lista de três nomes para o cargo. A decisão foi tomada pelo ministério no último dia 22 e confirmada na tarde de terça (6) pela Unifesp.

De acordo com o MEC, o processo de elaboração da lista tríplice para reitoria realizado pelo conselho da Unifesp não seguiu o estabelecido na lei nº 9192/95 e, por isso, foi rejeitado. Pela legislação, a lista deve conter os nomes dos três candidatos mais votados em votação única do Conselho. A Unifesp, entretanto, fez três votações e tirou um nome por evento.

Com a rejeição, o conselho da universidade terá de realizar uma nova votação e tirar uma nova lista. Os nomes serão novamente encaminhados ao MEC, o qual então determinará quem substituirá o atual reitor Marcos Pacheco de Toledo Ferraz.

Ferraz ocupa a reitoria temporária da Unifesp desde agosto. Ele foi empossado dias depois de o então reitor Ulysses Fagundes Neto pedir demissão da universidade, após suspeitas de irregularidades no uso do cartão corporativo do governo federal.

Atualmente, Fagundes Neto é alvo de uma ação civil pública movida pelo MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo e a AGU (Advogacia Geral da União).
Ainda nesta tarde, a assessoria de imprensa da Unifesp refutou a possibilidade de fraude no processo eleitoral. Afirmou que a rejeição da lista é uma formalidade.

A Unifesp disse que, ainda este mês, uma reunião do conselho definirá como será feito o novo processo eleitoral. Segundo o MEC, a instituição deve empossar o novo reitor até fevereiro.
Da lista enviada pela Unifesp e rejeitada pelo MEC, constavam os seguintes candidatos: Aron Jurkiewicz, professor de farmacologia; Ricardo Luiz Smith, professor de anatonia; e Walter Manna Albertoni, ex-pró-reitor na gestão de Fagundes Neto e professor do departamento de traumatologia. O último foi incluído na lista do Conselho após ser indicado, em eleição, para o cargo de reitor pela comunidade universitária.
Vinicius Konchinski
FONTE: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/07/ult105u7446.jhtm

Nota:
Por problemas de comunicação na volta das férias, não pudemos fechar uma nota com todos os membros da gestão, no entanto um posicionamento firme e crítico quanto a maneira de atuação do conselho universitário da UNIFESP (CONSU) se faz necessária.

O conselho universitário, desrespeitou critérios legais durante a indicação dos concorrentes à reitoria, agindo de maneira não transparente e até mesmo desrespeitosa com a comunidade acadêmica.

A intervenção do MEC rejeitando a lista tríplice é uma demonstração clara, que infelismente nosso CONSU, continua adotando uma postura dúbia, nada transparente, e pouco plural, validando até mesmo intervenções do MEC nas decisões de uma Universidade Federal.

É inadimissível, que o conservadorismo das formas em que a instituição funciona e os posicionamentos tradicionalistas das elites que compõe esse conselho, continuem agindo dessa mesma maneira e cometendo os mesmos erros, por falta de capacidade de abertura, por medo de perder suas cadeiras de ouro, e por isso, persistem nos seus projetos que pouco parecem conhecer as realidades dos campi, aceitando por exemplo a política de expansão do ReUni, a qual aumenta o acesso mas infelismente não garante a qualidade do ensino, entre tantos outros projetos falhos, ou até memso inexistentes como o de políticas de permanência estudantil;os quais a própria comunidade acadêmica denunciou e continuará denunciando.

Diretório Acadêmico.

Nenhum comentário: