quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ocupação na UNISANTOS

Diretamente da ocupação da mantenedora!
MANIFESTO DE OCUPAÇÃO DA MANTENEDORA DA UNISANTOS
Nós, estudantes da Universidade Católica de Santos (Unisantos), no dia 27 de novembro de 2008, ocupamos pacificamente a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da instituição, em luta contra o aumento das mensalidades. Consideramos absolutamente arbitrária e injusta a maneira como a mantenedora conduziu a alteração dos preços, sem a aprovação no Conselho Universitário (CONSU), órgão deliberativo da universidade, composto por estudantes e professores. O ato da ocupação explicita nossa posição contrária aos aumentos.
Um documento intitulado "Estudo de preços para 2009", aprovado pelo Conselho de Administração Econômico-Financeira (CAEFI) no dia 27 de outubro de 2008, afixado na Secretaria Geral do campus Dom Idílio, continha a tabela dos novos preços das mensalidades. Os novos valores contém aumentos que variam entre 6 e 14%, além de reajustar em três tipos diferentes as bolsas compensatórias.
Contudo, o que é chamado no documento de "Estudo", é o valor já praticado pela instituição nas matrículas dos calouros que realizaram o primeiro vestibular neste semestre. Como exige a lei, as mensalidades devem ser iguais para todos os anos. Ou seja, as mensalidades praticadas no ato das matrículas serão as mesmas no caso dos rematriculados.
Frente a isso, na última terça-feira, foi protocolado um ofício, assinado pelo Centro dos Estudantes de Santos e Região, Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão - Direito/Unisantos, Centro Acadêmico 15 de Maio - Serviço Social/Unisantos, Centro Acadêmico XXX - Enfermagem/Unisantos, Diretório Acadêmico Michel Lieders - Arquitetura/Unisantos, exigindo:
1. o imediato congelamento das mensalidades2. a abertura completa das planilhas de custo da universidade
3. suspensão dos aumentos já implementados aos calouros
Ainda na terça-feira, o ofício foi lido durante a reunião da reitoria. A Unisantos garantiu às entidades uma resposta às reivindicações até quinta-feira, prazo proposto no ofício. Quinta era também o dia do ato público contra o aumento das mensalidades, convocado pelas organizações estudantis. Cerca de 60 estudantes participaram, distribuindo panfletos e cantando palavras de ordem, enquanto aguardavam uma resposta da reitoria.
Esta resposta não foi dada. Durante o ato, pressionados pelo barulho da manifestação, o gerente executivo e a secretária da mantenedora receberam uma comissão de estudantes, que não avançou nas negociações, apenas comprometendo-se a apresentar à instituição a nossa pauta de reivindicações.
Em assembléia convocada durante o ato, às 21h30, os estudantes decidiram pela ocupação da mantenedora da universidade. Até divulgação deste manifesto, não obtivemos nenhuma resposta ou posicionamento da universidade. Permaneceremos em manifestação até que as pautas reivindicadas no ofício sejam cumpridas.
Há muito, gritamos contra as arbitrariedades silenciosas em nossa universidade, aprovadas a toque de caixa em órgãos colegiados sem paridade. Diversas demissões de professores e funcionários, cortes de verbas didático-pedagógicas, reestruturação administrativa e enxugamento dos custos não nos deixam dúvidas de que o aumento é completamente abusivo, servindo apenas aos anseios da mantenedora, e não da universidade.
Convocamos todos e todas estudantes, professores e funcionários da Universidade Católica de Santos; comunidade, sindicatos, grêmios estudantis, comitês de luta, imprensa e toda a sociedade a tomarem parte nesta luta em defesa da educação socialmente referenciada. A luta contra o aumento das mensalidades é uma luta de todos os oprimidos, pois se dá nos marcos da exploração desenfreada do capital. E é preciso freá-la de alguma maneira.

ASSINAM ESTE MANIFESTO:
CENTRO DOS ESTUDANTES DE SANTOS E REGIÃO (CES)C.A. SERVIÇO SOCIAL - UNISANTOSC.A. DIREITO - UNISANTOS
C.A. ENFERMAGEM - UNISANTOSD.A. FAUS - UNISANTOSD.A. FACECS - UNISANTOSUEE-SPCOMISSÃO PRÓ-C.A. HISTÓRIA - UNISANTOSMAR-DIREITO - UNISANTOS-- ces _ centro dos estudantes de santos e região metropolitana da baixada santistagestão 2007-2008http://blogdoces.org/ contatoces@gmail.com

Nenhum comentário: