sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vagas estudantis no Consu

Caros companheiros,
No presente momento da reformulação de nosso estatuto, percebemos alguns debates ocorrendo no interior da universidade sobre as disputas e estruturas de poder interno, que tanto atingem nossa representatividade e a tomada de decisões para os diversos campi. No marco dessas questões, saímos de um mini-forum do campus, onde pensamos a partir da proposta do DCE apresentada pelo Funchal previamente para os estudantes, reconhecendo a necessidade de adaptar alguns pontos que não contemplam a realidade do nosso Campus.
Fizemos a crítica e a exigência de representatividade estudantil dos campi dentro do CONSU de forma igualitária e a defendemos com vemência, no entanto algumas práticas parecem fugir da teoria. Acontece que, nesse processo de pensar o novo estatuto, a reitoria requisitou eleição para novos membros do CONSU, com direito a cinco representantes estudantis para tomarem seus locais no conselho. No entanto, por uma mera "casualidade do destino", não foi amplamente divulgado para nós e não sabemos se foi divulgado também para os demais campi, mesmo sabendo que sempre somos avisados para qualquer congressinho bobo, mas para uma eleição desse peso, sempre existem casualidades.
Entendendo que temos membros do DCE próximos cotidianamente à reitoria, ficamos surpresos pela não divulgação, principalmente pelo fato de termos recebido a visita do coordenador geral Bruno Funchal, um dia antes das inscrições acabarem, defendendo a participação estudantil de todos os campi no CONSU e não citou, num momento sequer, essa situação. Também não foi citada pela Tassiana e pelo Klaus, estudantes também presentes no dia do mini-forum. Acreditamos que enquanto DCE, seria a oportunidade perfeita para nos organizarmos de forma que as cinco vagas fossem distribuídas para um representante por campus, já fazendo um movimento para o que acreditamos ser justo no novo CONSU.
Portanto, nós do Centro Acadêmico Unificado, embora já sabermos que não será possível colocar de novo em discussão as vagas adiando as eleições, propomos pensarmos juntos uma forma de reaver tamanho erro, lembrando que, certa vez, o ex-coordenador geral Cherbo e o próprio reitor atual, Albertoni, disse ser possível rever os representantes estudantis do CONSU. Também achamos fundamental uma revisão política da atitude do DCE, pensando como podemos nos articular melhor daqui pra frente, de forma que casos como esses não se repitam.

Nenhum comentário: